VERSOS BIBLICOS

terça-feira, 28 de abril de 2009

Cristo a Cabeça e Espirito Santo a Alma da Igreja

Texto: Mateus 16 : 18
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"

Se o Cristo é a cabeça da Igreja, o Espírito Santo é a sua alma
.

Quero hoje refletir sobre o mistério do Corpo de Cristo que é a Igreja, enquanto vivificada e animada pelo Espírito Santo. Depois do Pentecostes, o grupo que dá origem à Igreja muda profundamente:

Primeiro, trata-se dum grupo fechado e estático, de “cerca de cento e vinte pessoas ” (Actos 1:15);
Segundo, trata-se dum grupo aberto e dinâmico ao qual, após o discurso de Pedro, “se uniram cerca de três mil pessoas” (Atos 2:41).

A verdadeira novidade não é constituída tanto por este embora extraordinário crescimento, quanto pela presença do Espírito Santo.

Para que haja de fato a comunidade cristã, não basta um grupo de pessoas.

A Igreja nasce do Espírito do Senhor.

Esse nascimento no Espírito, ocorrido para a Igreja inteira no Pentecostes, renova-se para cada crente no batismo, quando somos imergidos “num só Espírito” para sermos inseridos “num só corpo” (I Corintios 12:13).

A presença do Espírito Santo na Igreja faz com que ela, embora marcada pelo pecado dos seus membros, seja preservada da defecção. Com efeito, a santidade não só substitui o pecado, mas supera-o. Também neste sentido se pode dizer com São Paulo, que onde abunda o pecado, superabunda a graça (Romanos 5:20).

O Espírito Santo habita na Igreja não como um hóspede que, em todo o caso, permanece estranho, mas como a alma que transforma a comunidade em “templo santo de Deus” (1 Corintios 3,17; I Corintios 6: 19; Efesios 2:21) e a assimila continuamente a Si por meio do Seu dom específico, que é a caridade (Romanos 5:5; Galatas 5:22).

O Espírito que habita na Igreja, deve morar no coração de cada fiel: Seguir um caminho da conversão e de santificação pessoal significa, então, permitir ser “conduzido” pelo Espírito (Romanos 8:14),

Paulo ensina-nos que a habitação do Espírito Santo em nós, esta intimamente ligada à ressurreição de Jesus, é também o fundamento da nossa ressurreição final: “Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou a Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos, há-de dar igualmente a vida aos vossos corpos mortais por meio do Seu Espírito, que habita em vós” (Romanos 8:11).

Você nasceu de novo?

É PRECISO NASCER DE NOVO
Texto: João 3:5-7
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito

A Bíblia registra vários diálogos que Jesus fez. Diálogos fascinantes que nos dão uma ideias de como teria sido falar com ele.

Em João 3, um líder judeu, Nicodemos, foi falar com Jesus à noite.

Ele começou elogiando a Jesus
João 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

Será que Nicodemos pensou que Jesus o comoveria a alta posição entre seus discípulos?
Em caso afirmativo, a resposta de Jesus deve ter sido devastadora:

João 3:3"Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus".
Nem mesmo uma autoridade de destaque pode entrar no reino sem uma mudança radical.No desenrolar da conversa, Jesus explicou o que queria dizer "nascer de novo". Ele disse:

João 3:5 "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus".
Nascido da água. O único nascimento da água na Bíblia é o batismo.

Romanos 6:4 explica que, após o sepultamento no batismo, ressuscitamos para levar uma nova vida.

A relação entre João 3:5 e Romanos 6:4 é tão óbvia que nenhuma pessoa, sem ter sido previamente influenciada, pode negar que nascer da água seja uma referência ao batismo. Infelizmente, muitas pessoas têm teologias que negam ser o batismo essencial para a salvação; tentam fugir do que Jesus quis dizer, redefinindo o nascimento da água.
Mas Jesus afirma que, para entrar no céu, o batismo se faz necessario.Nascido do Espírito? Jesus explicou:
João 3:6"O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito
". O nascimento do Espírito consiste numa transformação espiritual radical

Romanos 6:3 e 4 “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.

O ato físico do batismo, em si, não garante ingresso no reino. Ao batismo nas águas deve juntar -se à transformação espiritual, ou seja, o renascimento do interior.
Você nasceu de novo?

IGREJA DO NAZARENO "EMMAUS" ROTTERDÃO