VERSOS BIBLICOS

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Como podemos amar alguém se conhecermos pouco a seu respeito?

Introdução.
Como podemos amar alguém se conhecermos pouco a seu respeito?

MATEUS 11:25-27
25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.
26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.
27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

. Se alguém conhece pouco a respeito de Deus, as suas relação com Ele será muito frágil.
. É através das Sua Palavra que Deus se dá a conhecer aos Seus filhos. É através da compreensão - dada pelo Senhor - da Bíblia Sagrada que Ele se revela aos Seus pequeninos.
. Nosso chamado, nesta dispensação, é "antes de tudo crescer na graça e no conhecimento de Deus". Os filhos devem crescer e se tornar maduros mergulhando profundamente nesta Palavra, compreendendo-A com a mente e abrigando-A no coração, tendo a noção perfeita de Quem é Deus.
. O que falta ao crente para causar impacto em sua família? O que faltou à Igreja, nestes mais de cem anos de evangelização, para que causasse impacto à sociedade?

HEBREUS 5:
11 Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir.
12 Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
13 Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.
14 Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.


. Falta experiência com a Palavra. Crianças fazem coisas de criança, e a Igreja não tem causado impacto porque tem se alimentado de "leite", deixando de crescer e amadurecer. A chamada do Novo Pacto é de maturidade.
. Só o adulto pode discernir entre bem e mal, pois tem suas faculdades exercitadas.

I CORRINTIOS 13:
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

. Só crescendo e se tornando adulto para desistir das "coisas de menino".

I CORRINTIOS 14:
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.

. Somos chamados a amadurecer no conhecimento de Deus, desviando-nos da malícia da carne.

Barreiras que Retardam o Amadurecimento Espiritual

1ª) Estado de Infantilidade
MARCOS 10:
15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele.

. Quando a Bíblia fala sobre os "pequeninos" e "crianças" herdarem o Reino do Senhor, está se referindo à inocência de filhos que confiam plenamente no Pai, e não ao estado de infantilidade daqueles que não avançam no conhecimento de Deus.


2ª) Crença Fácil
I PEDRO 1:
1 PEDRO, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia;
2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

. Ser cristão é ser discípulo, e o discípulo é um aprendiz. Fomos chamados para a obediência da Palavra que aprendemos.
. Estamos na escola de Cristo.

3ª) Envolvimento com o mundo

1ª Verdade Essencial da Fé Cristã:
A REVELAÇÃO DIVINA: CRISTO É DEUS!
. Revelar é retirar o véu de algo que estava oculto. Tudo que sabemos de Deus é Ele mesmo Quem o revela.
. Se desejamos conhecê-lO de verdade, temos que saber o que Ele próprio diz a Seu respeito.

HEBREUS 1:

1 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
. Jesus é a revelação completa de Deus, a "expressão exata do Seu ser". Jesus é o zenith, o apogeu de Deus.

TIMOTEO 3:16
16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
. O mistério da piedade: Deus revelou-Se em Jesus e fez-Se Ele mesmo propiciação pelos nossos pecados, a fim de reconciliar-Nos conSigo.

COL OSSENSES 3:
1 PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
. Devemos "buscar as coisas do alto", onde nossa vida encontra-se "oculta com Cristo em Deus".


I JOÃO 5:
20 E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
. Em Jesus reconhecemos o Pai como o verdadeiro e único Deus, em Quem temos vida eterna.

Sem comentários:

Enviar um comentário

IGREJA DO NAZARENO "EMMAUS" ROTTERDÃO