Mateus 16 : 18
"Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;"
Se Cristo é a cabeça da Igreja, o Espírito Santo é a sua alma!!!
Quero hoje refletir sobre o mistério do Corpo de Cristo que é a Igreja, enquanto vivificada e animada pelo Espírito Santo.Depois do evento do Pentecostes, o grupo que dá origem à Igreja muda profundamente:
Actos 1:15 trata-se dum grupo fechado e estático, de “cerca de cento e vinte pessoas ”;
de seguida, em Actos 2:41 trata-se dum grupo aberto e dinâmico ao qual, após o discurso de Pedro, “se uniram cerca de três mil pessoas”.
A verdadeira novidade não é constituída tanto por este embora extraordinário crescimento, quanto pela presença do Espírito Santo.
Para que haja de fato a comunidade cristã, não basta um grupo de pessoas.
A Igreja nasce do Espírito do Senhor.
2. Esse nascimento no Espírito, ocorrido para a Igreja inteira no Pentecostes, renova-se para cada crente no batismo, quando somos imergidos “num só Espírito” para sermos inseridos “num só corpo” (I Corrintios 12:13).
3. A presença do Espírito Santo na Igreja faz com que ela, embora marcada pelo pecado dos seus membros, seja preservada da defecção. Com efeito, a santidade não só substitui o pecado, mas supera-o. Também neste sentido se pode dizer com São Paulo, que onde abunda o pecado, superabunda a graça (Romanos 5:20).O Espírito Santo habita na Igreja não como um hóspede que, em todo o caso, permanece estranho, mas como a alma que transforma a comunidade em “templo santo de Deus” (1 Corrintios 3,17; I Corrintios 6: 19; Efesios 2:21) e a assimila continuamente a Si por meio do Seu dom específico, que é a caridade (Romanos 5:5; Galatas 5:22).
4. O Espírito que habita na Igreja, deve morar no coração de cada fiel: Seguir um caminho da conversão e de santificação pessoal significa, então, permitir ser “conduzido” pelo Espírito (Romanos 8:14), 5. Paulo ensina-nos que a habitação do Espírito Santo em nós, esta intimamente ligada à ressurreição de Jesus, é também o fundamento da nossa ressurreição final: “Se o Espírito d’Aquele que ressuscitou a Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou a Jesus Cristo dos mortos, há-de dar igualmente a vida aos vossos corpos mortais por meio do Seu Espírito, que habita em vós” (Romanos 8:11).
Sem comentários:
Enviar um comentário