VERSOS BIBLICOS

sábado, 17 de abril de 2010

OVELHA PERDIDA

Texto: Lucas 15: 3-7.

Introdução.
Se pudéssemos resumir em uma frase a Bíblia, poderíamos resumir da seguinte forma: “A Busca De Deus aos pecadores perdidos”. Este é também o resumo da história do pastor e das ovelhas que ouvimos na leitura. A busca da ovelha perdida. Nesta história, uma pastor tinha cem ovelhas, uma delas se perdeu, ele deixou as noventa e nove e foi em busca da ovelha perdida, até encontrá-la. Encontrando-a trouxe-a em seus braços e festejou o achado”. A ovelha nesta história representa o ser humano. O pastor representa Deus. O fato de ela se perder representa a queda do homem no éden. O processo de busca mostra o amor e interesse de Deus pelo ser humano e seu amor demonstrado através de Cristo. Este Amor é:

1. Ativo e Realizador.
Assim como o pastor não ficou sentado, quieto, lamentando sua ovelha perdida, assim também nosso bendito Senhor não ficou nos céus condoendo-se dos pecadores. Ele deixou sua glória que possuía ao lado do Pai e humilhou-se, tornando-se semelhante aos homens. Veio ao mundo para buscar e salvar o perdido.Não descansou até que consumou a expiação por nossos pecados trazendo-nos justiça eterna, providenciando redenção eterna e abrindo a porta da vida para todo o que deseja ser salvo.

2. Caracterizado por renuncia própria.
O pastor trouxe em seus ombros a ovelha perdida de volta ao lar, ao invés de abandoná-la no deserto. Assim também Cristo não poupou a Si mesmo, quando veio ao mundo para salvar os pecadores. “Ele suportou a Cruz não fazendo caso da ignomínia”. Hebreus 12:2. O Senhor Jesus entregou sua “própria vida em favor dos seus amigos”, maior amor do que este jamais poderá ser demostrado”. João 15:13.

3. Intenso e profundo.

Assim como o pastor se regozijou por encontrar a sua ovelha, assim também o Senhor Jesus se regozija em salvar os pecadores. É um genuíno prazer para Ele arrebatá-los como tições do fogo. Sua “comida e bebida”, enquanto estava na terra, consistia em consumar a obra que viera realizar. Ele ficou angustiado de espírito, enquanto não a consumou; e ainda deleita-se em manifestar misericórdia. Cristo está mais disposto a salvar os pecadores do que estes serem salvos. Só existem duas realidades bíblicas para o homem(eu e vicê): Ou Ele está perdido ou ele foi achado.

Onde estas ovelhas estão perdidas?

1. No meio das igrejas.
a) Isto me faz lembrar de um homem da bíblia. Seu nome é Samuel. ·
b) Samuel foi fruto de um milagre em resposta a uma oração de angustia.·
c) Samuel foi Consagrado ao Senhor pequenino.·
d) Samuel Era motivo de alegria para a família.·
e) Samuel Desde cedo viveu entre os crentes.·
f) Samuel teve até um ministério na casa do Senhor.·
g) Samuel era atencioso, dedicado e responsável.

Nada disso porém fez de Samuel um crente verdadeiro.
Ele sabia de tudo mas não conhecia por experiência própria o Senhor. vers.3:3.
Ele estava perdido dentro da igreja. Como Samuel muitos hoje se encontram na mesma situação. Nasceram num lar cristão; aprenderam a ler a Bíblia; aprenderam a orar; aprenderam a cantar os hinos dos crentes; aprenderam a trajar-se como crentes; aprenderam a linguagem dos crentes, porém... nunca tiveram um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor.

São como nuvens sem água. Não tem prazer nas coisas de Deus; não tem certeza da vida eterna; tem dúvida da sua própria salvação; não podem identificar o dia em que se entregaram para Cristo de verdade; não conseguem apontar as mudanças que ocorreram em suas vidas com o seu novo nascimento. na verdade, nunca nasceram de novo.

Se você é esta ovelha perdida dentro da igreja saiba que:
Nascer num lar cristão não salva; ter sido apresentado na igreja não salva; o batismo não salva;Ter ministério na igreja não salva; parecer com crente não salva. “A salvação é um Dom de Deus”: Efésios 2: 8, 9.
1. Gratuito;
2. Pessoal;
3. Eterno;
4. Transforma a vida;
5. Põe nos lábios da pessoa uma nova mensagem.
6. Garante a subida no arrebatamento.
7. É responsabilidade de quem ouve se entregar, e ouvindo se torna réu. Ezequiel 3: 18-21.

Samuel teve que Ter sua própria experiência com Deus. Eu vejo que Samuel se preocupava com isto. Pois a Bíblia diz que: Ecles. 5:3. “Porque, da multidão de trabalhos vêm os [sonhos], e da multidão de palavras, a voz do tolo.”
Quer dizer que Samuel trabalhava em seus pensamentos com aquele assunto. Ele se preocupava com a sua eternidade com Deus, com sua vida com Deus. Quando uma pessoa se preocupa e quer saber o caminho do céu, Deus se manifesta, como fez com Samuel. vers 3: 7-14.
Então, não tenha medo se ouvires a voz de Deus, diga com Samuel: “fala Senhor, por que o teu servo ouve”. Não tenha medo de se entregar a Cristo. Não erre o céu por 45 centímetros.

2. No meio da sociedade.
A sociedade é o meio onde agente vive, se relaciona, etc. Este meio é dominado pela mente do governo mundial do príncipe deste mundo. Satanás. Esta mente diz que: Se você tem casa, emprego, família, uma religião etc, você não precisa de mais nada e deve aproveitar a vida e seus prazeres da forma que você achar melhor, que mais lhe der prazer. Se não der prazer, descarte, jogue fora.
Então tudo se torna descartável. Então as pessoas vão vivendo a vida assim. Só que a bíblia diz que a vida de um homem não consiste na soma de bens que ele possui. Ou seja que a vida não é só isto. E que uma vida assim é uma vida vazia e infeliz. Por esta causa muitos se refugiam na bebida, na drogadição, no tabagismo, em busca de satisfazer algo que eles não sabem o que. Porém esta busca, os leva cada vez mais para o fundo do poço, do lamaçal do pecado, da perdição.

E quando uma pessoa chega ao caos, sem emprego, sem dinheiro, sem nada, a sociedade o abandona. Somem os amigos, os parentes, etc. Nesta hora a pressão cai, o chão desaparece de debaixo de nossos pés, as lágrimas descem, e o sentimento do abandono vem.

Muitos não pensam e acham que a saída é a morte. E por que?
O Salmo 142 nos diz. Você já se sentiu só no meio de uma multidão? É isto o que acontece mesmo, quando o vazio de Deus toma conta de nós ou tomamos consciência dele. É quando vemos que estamos perdidos na alma. É quando entendemos que ninguém pode resolver o problema que nós temos com Deus. Que problema?
Isaías 59: 2. “Nossas iniqüidades fazem separação entre nós e nosso Deus”. Somos pecadores. Nosso pecado é grave. Estamos perdidos. O que fazer?

É nessa hora, mais angustiosa da vida que A luz de Deus brilha;O Senhor nos faz lembrar as palavras escritas no livro sagrado: Vinde a mim e eu voz aliviarei.
Sim, não são as pessoas, as companhias, mas sim Deus. Ele é a solução. Você está perdido? Entende isto? Então você é a ovelha perdida na sociedade que Deus busca hoje. Venha arrependido e creia de todo o seu coração.

3. No mundo discriminado
Estes são aqueles que estão as margens da sociedade, que são desprezados, que são rejeitados que vivem sem qualquer expectativa humana de solução.
Porque vivem assim? Uma decepção familiar; um problema espiritual; uma deficiência emocional; um desvio de caráter, uma doença.
Eu me lembro aqui de: Lucas 18: 35-43. Um Cego, mendigo.

Ser cego já é muito difícil e sem família então, pior ainda. Este era cego e mendigo. Ele era: tratado com indiferença; desprezo; as pessoas repugnavam a sua presença; eles achavam que ele atrapalhava; ali ele estava incomodando as pessoas.
Era visto como herdeiro de alguma maldição pecaminosa; era alguém que as pessoas queriam ficar longe.

Assim é hoje também, com os menos favorecidos ou com os que pelos infortúnios da vida chegaram aos caos da miséria da vida. Não podemos negar que na maioria das vezes queremos estas pessoas longe de nós.

Não as recebemos; o medo nos afasta delas; o simples fato de sermos interrompidos na programação de nosso dia; quando as vezes acontece de ajudarmos uma destas, ficamos exigindo que a pessoa não peque, que ela seja perfeita, etc. Sim, normalmente as tratamos com desprezo.

Jesus não, enquanto os homens jogam as pessoas fora, Jesus as recebe, Jesus as ouve, Jesus dá atenção as suas necessidades, Jesus as ama.

Porque? Porque são pessoas. Jesus amou o cego mendigo, Jesus curou o cego, Jesus o recebeu. “Assim como os lírios crescem no pântano, assim há tantas jóias de pessoas nos pântanos da vida prontas a florescer”.

Conclusão:
Estes três casos:
Pessoas dentro das igrejas;
Pessoas na sociedade;
Pessoas as margens.

Englobam todo o mundo das ovelhas perdidas. Em qual deles você está perdido? Saiba que a centésima ovelha era a que estava fora do aprisco.
- Você está dentro ou fora do aprisco do Senhor?
- Você é salvo(a)?
- Você está reconciliado com Deus?
- Você está andando na luz do Senhor. João 8:12.

Se está continue. Se não está, hoje saiba que o Sumo Sacerdote Jesus Cristo busca você, quer curar suas feridas, sarar a sua alma, libertar você da perdição.
Tomar você em seus braços, enxugar suas lágrimas, dar para você o verdadeiro sentido de viver. Deixe-se achar por Cristo. Haverá festa nos céus. Lucas 15:6.

Deus te abençõe


segunda-feira, 12 de abril de 2010

EIS-ME AQUI SENHOR, ENVIA-ME A MIM


Leitura: Isaías 6:1-8

Introdução

Os dias de Israel, na época de Isaías, não eram dias fáceis. Um sentimento de desgosto nacional existia no coração do povo. No campo da espiritualidade as pessoas estavam distante de Deus. Eles faziam sacrifícios profanos em lugares que antes eram dedicados a Deus. Eram tempos de insegurança e de incerteza quanto ao futuro da nação. Cidades estavam desoladas, campos estavam destruídos, o trono estava vazio, o orgulho de ser um judeu e de se morar na nação israelita estava ferido.
Os cultos religiosos oferecidos nos templos não eram mais aceitos por Deus.
Em tempos assim, Deus levanta vozes proféticas, homens e mulheres que se transportam a sua mensagem para o povo. E de repente no meio daquela multidão marcada pelas dores e sofrimentos surge uma voz profética que clamava: (Is. 1:4-5) “4Ai desse povo mau,essa gente cheia de pecados!Todos são ruins, todos são perversos. Eles abandonaram o Senhor, rejeitaram o Santo Deus de Israel e viraram as costas para ele. 5Por que vocês continuam a pecar? Será que querem receber mais castigos?”.

As palavras de Isaías, cuidadosamente escolhidas por Deus, voavam como flechas velozes a encontrar o seu alvo. Em meio a multidão muitos esforçavam-se para ouvir. Outros fechavam os seus punhos e murmuravam. Outros baixavam as suas cabeças e choravam silenciosamente. Para uns a palavra profética do Senhor era um instrumento de conserto e restauração, para outros um instrumento de condenação e justiça.

Em tempos de Crise, Deus sempre desperta a Igreja para anunciar sua mensagem para todos aqueles que estão distantes de seu amor e misericórdia. A tarefa de um profeta, é solitária, porque Deus o desperta para falar e anunciar a respeito de verdades que confrontam a situação espiritual de muitas pessoas.

Mas, é nesse tempo de crise que Deus dá ao profeta Isaías uma grande visão. Gostaria de examinar esta visão e tirar algumas lições práticas

Desenvolvimento

O que observamos na visão de Isaías?
Isaías vê um trono eterno que nunca ficará vazio

“ No ano da morte do rei Uzias, (àUma visão da glória, soberania e majestade de Deus num trono de glória eterna) eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono,…”.
A visão de Isaias 6, veio no “…no ano da morte do rei Uzias…”. Embora Uzias tivesse sido um bom rei para o povo, construindo um reinado longo e próspero, muitas pessoas em seu reino, haviam se afastado de Deus.

Portanto, agora o trono estava vazio. E isto causava desesperança e insegurança, pois pessoas poderiam lutar e se matar por uma disputa pelo poder. Imagine comigo as conseqüências de um trono sem um rei.

Mas, é naquele momento, que o profeta vê numa visão um trono que nunca ficará vazio. Em um momento de incerteza, Deus dá uma certeza a Isaias. No cap. 6:1, Isaías diz: “…Eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono…”. Um trono estava vazio na terra de Israel, mas Deus mostra que o trono celestial, majestoso e eterno do Senhor nunca ficará vazio.

A visão do trono de Deus acalma e alegra o coração do profeta Isaías. No meio de tanta inquietação e agitação Isaias declara: “eu vi o Senhor…”.
Estamos numa época de crises políticas, com gente que sofre com o desemprego, com a pobreza, com as crises que atingem as famílias. Eu sei que você tem muitos problemas grandes em sua vida. Ouvi uma historia de um pai que há poucos tempos atrás chorava copiosamente, ao perder seu filho num tiroteio, e não conseguia entender o porque de tudo isso. Mas lembre-se irmão: Deus está no seu trono. Isto quer dizer que Ele é quem esta no comando de tudo, Ele é quem governa e dirige tudo. Acalme-se, O Senhor está em seu trono. E a sua glória e poder são maiores que seus problemas e crises.

Isaías vê a presença do Senhor sobre a Igreja.
Verso 1 “… e as abas de suas vestes enchiam o templo…”.
Nesta visão do Senhor em seu trono, Isaías tem uma grande prova de que Deus esta ao seu lado, proporcionando sua proteção. Isaías vê que “…as abas de suas vestes enchiam o templo…”.

A visão das vestes do Senhor sobre o templo, comprovam que Deus esta presente com sua glória dentro da Igreja. Apesar da Igreja viver num mundo corrompido pelo pecado, apesar do povo de Deus enfrentar aflições e lutas difíceis, a presença poderosa do Senhor enche o templo. Quando Isaías vê isto ele se acalma e tem a certeza que mesmo vivendo no meio de um caos e desordem, a proteção e a presença do Senhor estavam sobre sua vida.

No livro de Atos, vemos que a Igreja do Senhor era perseguida. Eles não podiam nem sequer se reunir em templos. Mas a Bíblia diz que o Senhor acrescentava a cada dia, aqueles que iam sendo salvos. Isto acontecia porque Deus estava presente naquela Igreja, todos os dias.
Nós podemos ter a certeza, desta presença viva e constante do Senhor em nossas vidas, em todas as épocas e momentos. Lembre-se da promessa do Senhor Jesus: “…E eis que estou

Isaías tem uma visão da santidade do Senhor.
“2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”
Em certo momento da visão, Isaias passa a ver serafins ou anjos. Existem detalhes importantes aqui. Estes serafins cobrem os seus rostos e pés. Eles fazem isto por causa da santidade do Senhor, da glória de Deus que estava naquele lugar. Eles cobrem seus corpos em sinal de temor e respeito diante da presença do Senhor. Quanta gente não tem nenhum respeito e reverencia na presença do Senhor!

Mas, estes serafins estão constantemente adorando ao Senhor dizendo: “santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, toda a terra está cheia da sua glória…”. (verso 3). Estes serafins declaram a santidade do Senhor.
Em uma época de decadência espiritual e moral era importante que Isaías visse Deus em toda a sua santidade. E assim também que veremos o Senhor um dia. Ver Deus em sua santidade, motiva o profeta a anunciar a mensagem do Senhor.

Nós também precisamos descobrir a santidade do Senhor. Nossas lutas diárias, ao lado das pressões sociais e de nossas fraquezas, estreitam a visão que temos do Senhor. O Senhor é santo para todo sempre.

Ele também diz: “Sede santos”. Vivemos num mundo profano, mas somos um povo santo separado para o Senhor. Somos a luz do mundo, somos o sal da terra.
Há uma frase que tem impactado o mundora: “NÃO SOU MAIS UM PECADOR LUTANDO PARA SER SANTO. SOU UM SANTO LUTANDO CONTRA O PECADO!”

Uma grande conclusão: A convicção de pecado.
“5 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! 6 Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. 8 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:1-8)

Muitas vezes, cantamos: “… eu vejo a glória do Senhor hoje aqui, a sua glória o seu poder sobre mim”. Muita que canta isso, mas não esta vendo ou sentindo a glória do Senhor. Às vezes, as pessoas vivem e cantam o que não estão experimentando. Cantamos por achar bonito. Quando um homem vê a glória, não é mais o mesmo.

Isaías viu a glória de Deus, e diante dessa experiência ele cai em si e diz: “5 ….Ai de mim, Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros…. os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos exércitos!”

Ao ver a glória de Deus, Isaias tem consciência do quanto era pecador, e clamou pela misericórdia de Deus, a ao mesmo tempo agradeceu a Deus por ter tido o privilégio de ver o que poucos mortais puderam ver com seus olhos. Ao ver a glória de Deus nós reconhecemos que somos pecadores e precisamos da misericórdia do Senhor.

Depois que Isaías reconhece o seu pecado e sua necessidade do perdão purificador de Deus, um serafim vem com uma brasa. Aquele anjo toca a boca de Isaias com aquela brasa. Esta brasa nos lembra do fogo purificador do Espírito Santo. Em números 31:23, Deus diz: “…tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo….”. O fogo é purificador.

O anjo diz ao profeta: “Eis que a brasa tocou os teus lábios, e a tua iniquidade foi tirada, e purificado o teu pecado”(verso 7) O que vemos aqui, é Deus vir ao encontro do pecador e purificado com sua graça e o sangue do seu filho Jesus Cristo. Deus veio um dia ao seu encontro, tocou tua vida, tua iniqüidade foi tirada, e purificado o teu pecado. E por isso que devemos pedir: “Senhor, me purifica de todo pecado…”.

Conclusão

A experiência de Isaías é tremendamente maravilhosa: 1) Ele vê a glória de Deus, 2)reconhece sua condição e então 3) é purificado do seu pecado.
Depois de tudo isso, Ele ouve a voz de Deus lhe perguntar: “Isaias, a quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (verso 8).

O que eu observo aqui, é que Deus preparou Isaias para ser um vaso usado por Deus. Então meu irmão, Deus nos prepara antes de nos enviar.

Diante do apelo do Senhor, Isaías diz: “Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim. Antes de ir para falar aos que o rodeavam sobre a mensagem de Deus, Isaías foi purificado, confessou seus pecados, submeteu-se ao controle do Senhor.

Que neste momento, você também possa se colocar diante do Senhor e dizer: Senhor, abre os meus olhos, como fizeste com Isaias, para que eu possa ver a tua glória. Senhor, eu preciso do teu perdão. Me purifica de meus pecados. Pai, eu coloco a minha vida em tuas mãos. Eis-me aqui!


Deus vos abencoe

IGREJA DO NAZARENO "EMMAUS" ROTTERDÃO