VERSOS BIBLICOS

sábado, 17 de abril de 2010

OVELHA PERDIDA

Texto: Lucas 15: 3-7.

Introdução.
Se pudéssemos resumir em uma frase a Bíblia, poderíamos resumir da seguinte forma: “A Busca De Deus aos pecadores perdidos”. Este é também o resumo da história do pastor e das ovelhas que ouvimos na leitura. A busca da ovelha perdida. Nesta história, uma pastor tinha cem ovelhas, uma delas se perdeu, ele deixou as noventa e nove e foi em busca da ovelha perdida, até encontrá-la. Encontrando-a trouxe-a em seus braços e festejou o achado”. A ovelha nesta história representa o ser humano. O pastor representa Deus. O fato de ela se perder representa a queda do homem no éden. O processo de busca mostra o amor e interesse de Deus pelo ser humano e seu amor demonstrado através de Cristo. Este Amor é:

1. Ativo e Realizador.
Assim como o pastor não ficou sentado, quieto, lamentando sua ovelha perdida, assim também nosso bendito Senhor não ficou nos céus condoendo-se dos pecadores. Ele deixou sua glória que possuía ao lado do Pai e humilhou-se, tornando-se semelhante aos homens. Veio ao mundo para buscar e salvar o perdido.Não descansou até que consumou a expiação por nossos pecados trazendo-nos justiça eterna, providenciando redenção eterna e abrindo a porta da vida para todo o que deseja ser salvo.

2. Caracterizado por renuncia própria.
O pastor trouxe em seus ombros a ovelha perdida de volta ao lar, ao invés de abandoná-la no deserto. Assim também Cristo não poupou a Si mesmo, quando veio ao mundo para salvar os pecadores. “Ele suportou a Cruz não fazendo caso da ignomínia”. Hebreus 12:2. O Senhor Jesus entregou sua “própria vida em favor dos seus amigos”, maior amor do que este jamais poderá ser demostrado”. João 15:13.

3. Intenso e profundo.

Assim como o pastor se regozijou por encontrar a sua ovelha, assim também o Senhor Jesus se regozija em salvar os pecadores. É um genuíno prazer para Ele arrebatá-los como tições do fogo. Sua “comida e bebida”, enquanto estava na terra, consistia em consumar a obra que viera realizar. Ele ficou angustiado de espírito, enquanto não a consumou; e ainda deleita-se em manifestar misericórdia. Cristo está mais disposto a salvar os pecadores do que estes serem salvos. Só existem duas realidades bíblicas para o homem(eu e vicê): Ou Ele está perdido ou ele foi achado.

Onde estas ovelhas estão perdidas?

1. No meio das igrejas.
a) Isto me faz lembrar de um homem da bíblia. Seu nome é Samuel. ·
b) Samuel foi fruto de um milagre em resposta a uma oração de angustia.·
c) Samuel foi Consagrado ao Senhor pequenino.·
d) Samuel Era motivo de alegria para a família.·
e) Samuel Desde cedo viveu entre os crentes.·
f) Samuel teve até um ministério na casa do Senhor.·
g) Samuel era atencioso, dedicado e responsável.

Nada disso porém fez de Samuel um crente verdadeiro.
Ele sabia de tudo mas não conhecia por experiência própria o Senhor. vers.3:3.
Ele estava perdido dentro da igreja. Como Samuel muitos hoje se encontram na mesma situação. Nasceram num lar cristão; aprenderam a ler a Bíblia; aprenderam a orar; aprenderam a cantar os hinos dos crentes; aprenderam a trajar-se como crentes; aprenderam a linguagem dos crentes, porém... nunca tiveram um encontro pessoal e verdadeiro com o Senhor.

São como nuvens sem água. Não tem prazer nas coisas de Deus; não tem certeza da vida eterna; tem dúvida da sua própria salvação; não podem identificar o dia em que se entregaram para Cristo de verdade; não conseguem apontar as mudanças que ocorreram em suas vidas com o seu novo nascimento. na verdade, nunca nasceram de novo.

Se você é esta ovelha perdida dentro da igreja saiba que:
Nascer num lar cristão não salva; ter sido apresentado na igreja não salva; o batismo não salva;Ter ministério na igreja não salva; parecer com crente não salva. “A salvação é um Dom de Deus”: Efésios 2: 8, 9.
1. Gratuito;
2. Pessoal;
3. Eterno;
4. Transforma a vida;
5. Põe nos lábios da pessoa uma nova mensagem.
6. Garante a subida no arrebatamento.
7. É responsabilidade de quem ouve se entregar, e ouvindo se torna réu. Ezequiel 3: 18-21.

Samuel teve que Ter sua própria experiência com Deus. Eu vejo que Samuel se preocupava com isto. Pois a Bíblia diz que: Ecles. 5:3. “Porque, da multidão de trabalhos vêm os [sonhos], e da multidão de palavras, a voz do tolo.”
Quer dizer que Samuel trabalhava em seus pensamentos com aquele assunto. Ele se preocupava com a sua eternidade com Deus, com sua vida com Deus. Quando uma pessoa se preocupa e quer saber o caminho do céu, Deus se manifesta, como fez com Samuel. vers 3: 7-14.
Então, não tenha medo se ouvires a voz de Deus, diga com Samuel: “fala Senhor, por que o teu servo ouve”. Não tenha medo de se entregar a Cristo. Não erre o céu por 45 centímetros.

2. No meio da sociedade.
A sociedade é o meio onde agente vive, se relaciona, etc. Este meio é dominado pela mente do governo mundial do príncipe deste mundo. Satanás. Esta mente diz que: Se você tem casa, emprego, família, uma religião etc, você não precisa de mais nada e deve aproveitar a vida e seus prazeres da forma que você achar melhor, que mais lhe der prazer. Se não der prazer, descarte, jogue fora.
Então tudo se torna descartável. Então as pessoas vão vivendo a vida assim. Só que a bíblia diz que a vida de um homem não consiste na soma de bens que ele possui. Ou seja que a vida não é só isto. E que uma vida assim é uma vida vazia e infeliz. Por esta causa muitos se refugiam na bebida, na drogadição, no tabagismo, em busca de satisfazer algo que eles não sabem o que. Porém esta busca, os leva cada vez mais para o fundo do poço, do lamaçal do pecado, da perdição.

E quando uma pessoa chega ao caos, sem emprego, sem dinheiro, sem nada, a sociedade o abandona. Somem os amigos, os parentes, etc. Nesta hora a pressão cai, o chão desaparece de debaixo de nossos pés, as lágrimas descem, e o sentimento do abandono vem.

Muitos não pensam e acham que a saída é a morte. E por que?
O Salmo 142 nos diz. Você já se sentiu só no meio de uma multidão? É isto o que acontece mesmo, quando o vazio de Deus toma conta de nós ou tomamos consciência dele. É quando vemos que estamos perdidos na alma. É quando entendemos que ninguém pode resolver o problema que nós temos com Deus. Que problema?
Isaías 59: 2. “Nossas iniqüidades fazem separação entre nós e nosso Deus”. Somos pecadores. Nosso pecado é grave. Estamos perdidos. O que fazer?

É nessa hora, mais angustiosa da vida que A luz de Deus brilha;O Senhor nos faz lembrar as palavras escritas no livro sagrado: Vinde a mim e eu voz aliviarei.
Sim, não são as pessoas, as companhias, mas sim Deus. Ele é a solução. Você está perdido? Entende isto? Então você é a ovelha perdida na sociedade que Deus busca hoje. Venha arrependido e creia de todo o seu coração.

3. No mundo discriminado
Estes são aqueles que estão as margens da sociedade, que são desprezados, que são rejeitados que vivem sem qualquer expectativa humana de solução.
Porque vivem assim? Uma decepção familiar; um problema espiritual; uma deficiência emocional; um desvio de caráter, uma doença.
Eu me lembro aqui de: Lucas 18: 35-43. Um Cego, mendigo.

Ser cego já é muito difícil e sem família então, pior ainda. Este era cego e mendigo. Ele era: tratado com indiferença; desprezo; as pessoas repugnavam a sua presença; eles achavam que ele atrapalhava; ali ele estava incomodando as pessoas.
Era visto como herdeiro de alguma maldição pecaminosa; era alguém que as pessoas queriam ficar longe.

Assim é hoje também, com os menos favorecidos ou com os que pelos infortúnios da vida chegaram aos caos da miséria da vida. Não podemos negar que na maioria das vezes queremos estas pessoas longe de nós.

Não as recebemos; o medo nos afasta delas; o simples fato de sermos interrompidos na programação de nosso dia; quando as vezes acontece de ajudarmos uma destas, ficamos exigindo que a pessoa não peque, que ela seja perfeita, etc. Sim, normalmente as tratamos com desprezo.

Jesus não, enquanto os homens jogam as pessoas fora, Jesus as recebe, Jesus as ouve, Jesus dá atenção as suas necessidades, Jesus as ama.

Porque? Porque são pessoas. Jesus amou o cego mendigo, Jesus curou o cego, Jesus o recebeu. “Assim como os lírios crescem no pântano, assim há tantas jóias de pessoas nos pântanos da vida prontas a florescer”.

Conclusão:
Estes três casos:
Pessoas dentro das igrejas;
Pessoas na sociedade;
Pessoas as margens.

Englobam todo o mundo das ovelhas perdidas. Em qual deles você está perdido? Saiba que a centésima ovelha era a que estava fora do aprisco.
- Você está dentro ou fora do aprisco do Senhor?
- Você é salvo(a)?
- Você está reconciliado com Deus?
- Você está andando na luz do Senhor. João 8:12.

Se está continue. Se não está, hoje saiba que o Sumo Sacerdote Jesus Cristo busca você, quer curar suas feridas, sarar a sua alma, libertar você da perdição.
Tomar você em seus braços, enxugar suas lágrimas, dar para você o verdadeiro sentido de viver. Deixe-se achar por Cristo. Haverá festa nos céus. Lucas 15:6.

Deus te abençõe


2 comentários:

  1. Passeando pela net, achei esse espaço. Parabéns pelo trabalho. Gostei muito dos temas. Quando puder venha fazer uma visita ao blog Ensinando os Pequeninos. Abs, Deus abençoe.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela visita ao blog dos Pequeninos. As portas estão sempre abertas pra vocês. Quando precisar de alguma coisa e se eu puder ajudar, estarei por aqui. Aqui no meu trabalho estamos em iniciativa de fazer o culto da centesima ovelha e já me inspirei em algumas coisas. Deu continue abençoando seu trabalho.

    ResponderEliminar

IGREJA DO NAZARENO "EMMAUS" ROTTERDÃO