VERSOS BIBLICOS

domingo, 11 de janeiro de 2009

Recados do Senhor


Pregador: Pst.Eugénio César Delgado.

Data: 11/01/2009
Texto: II Tm. 3:10-16.
Tema: Educação

Introdução:

Muitas pessoas não dão a importância à educação moral e religiosa.

Diz a Bíblia que há tempo para tudo, mas, infelizmente poucos são os que sabem usar bem esse tempo.

Os. 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

Tempo não é nosso. “Ef. 5:16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus”.

Desenvolvimento:

A função de supervisionar a Igreja de Deus e cuidar dela inclui a educação moral e religiosa exigida na Palavra de Deus.

Com o novo nascimento em Cristo Jesus, automaticamente é enxertada nos nossos corações novas normas e valores os quais são desenvolvidos através da aprendizagem da Palavra e pela ação do Espírito Santos.

Sistematicamente venho repetindo que a família de Jesus são: “os que ouvem a Palavra de Deus e a pratica” Luc. 8:21.

A educação religiosa é uma tarefa digna que deve ser realizada com muito esmero (grande cuidado).

Requer pessoa de carácter inculpável, puro, generoso, disciplinado, que dirija bem a sua própria casa.

O educador transmite o que aprendeu. Se for mentiras é isso que ele transmite; se for verdade, transmitirá a verdade.

O que aprendemos se torna visível através da nossa conduta moral e religiosa.

Jesus preocupava-se com o ensinamento. Passou seu ministério ensinando por todas as aldeias.
No texto da mensagem de hoje vemos a preocupação de Paulo quanto à educação.
Tm. 3:10 Tu, porém, tens observado a minha doutrina, procedimento, intenção, fé, longanimidade, amor, perseverança...

Paulo fala a Timóteo como se fosse a um filho. Sentia-se responsável pela educação no pleno conhecimento da verdade.

“Tens observado a minha doutrina”.

A conduta de Paulo diferenciava-se dos que viviam na corrupção e desejos carnais. Vivia o que ensinava.

Ele era perseguido por causa da escolha que fez “de viver piamente em Cristo”.

A vida cristã deve ser vivida totalmente em Cristo. O Senhor não divide a sua glória com outros.

O ensinamento trás conhecimentos que nos conduzem a uma vida que agrada ao Senhor. Conhecimento da Verdade nos dá ferramentas que necessitamos para resistirmos ao diabo e sermos submissos a Deus.

Timóteo vivia num meio ambiente onde possivelmente havia muitos homens cruéis, inimigos do bem.

Paulo diz que esses homens estavam sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.

Chegar ao pleno conhecimento da verdade depende da graça de Deus e do nosso desejo de abandonar completamente as influências da velha criatura.
Se somos nova criatura em Cristo devemos viver como tal. Aprendendo as normas e valores do nosso Senhor e praticá-los. Tornar-se uma família sem qualquer falsidade.

Timóteo foi instruído na verdade pela mãe e pela avó desde uma idade tenra, e agora Paulo dá-lhe umas achegas despertando a atenção do jovem quanto à importância de permanecer na Verdade.

Havia muitos impostores, e, infelizmente continuam a existir nos nossos tempos. O perigo de sermos enganados aumenta com a falta de conhecimento.

Resistir às tentações significa por em prática a aprendizagem Bíblica. Através do conhecimento da Palavra de Deus ganhamos as ferramentas para combater o diabo e a sua legião.

Não devemos preocupar com os malfeitores e impostores por que segundo a Bíblia eles vão de mal a pior.

II Tim. 3:13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.

Subentende-se que Paulo supostamente estava a falar de encantadores e suas artes mágicas.

Qual deve ser então a nossa prioridade?

Dois conselhos:
II Tim. 3:14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.

Conclusão:

Paulo estava seguro de si mesmo apesar dos sofrimentos que passava.

II Tim. 3:12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições.

II Tim. 1:12. Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Ele queria passar essa segurança ao jovem Timóteo que por sua vez deveria transmiti-la para outras Igrejas.

É muito importante saber de quem temos aprendido. A ética cristã deve ser baseada na Bíblia, e os educadores devem ser homens e mulheres idôneos para esse fim guiados pelo Espírito Santo.

Valores das Escrituras:

Paulo termina esse capítulo falando dos valores das Escrituras:

II Tim. 3:16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça.

Alvo:

II Tim 3:17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

IGREJA DO NAZARENO "EMMAUS" ROTTERDÃO